Uma Sopra Outra Mexe é um projecto de pesquisa e criação artística, com diálogo multidisciplinar entre música, dança e uma arte artesanal, o bordado madeira. 
Em 2010 Ana Irene Rodrigues, instrumentista de saxofone e Sara Anjo, intérprete e criadora da área da dança, tiveram a primeira colaboração criativa, através do espectáculo Mai. Dessa primeira experiência ficou a vontade de continuarem a trabalhar juntas, de forma a partilharem o seu universo criativo e explorarem uma linguagem comum através das diferentes expressões que dominam.
Desta forma, esta criação procura desenvolver uma linguagem que tem por base a procura de possibilidades e respostas em torno da ideia de binómio, da relação e escuta entre duas identidades e expressões diferentes, que não são necessariamente opostas.

Para explorar essa relação de binómio, foi desenvolvido um conjunto de partituras, que partem do mesmo princípio das partituras musicais, ou seja, de sinais e padrões de pontos e linhas, mas são feitas em tecido e linha em vez de tinta e papel, são bordadas à mão em vez de impressas à máquina e os seus sinais não obedecem a uma gramática, obedecem sim àquilo que cada um interpretar.

Assim, numa leitura gráfica e pictórica das partituras, por um lado, por outro, numa gravitação imaginária em torno das mesmas, uma sopra e outra mexe.




Criação e Interpretação Ana Irene Rodrigues (música) e Sara Anjo (dança)
Desenhos Sara Anjo
Assistência de Criação Gilberto Bernardes,  Sophie Leso
Bordadeiras Maria José Melim e Virgínia Vasconcelos
Figurinos Ana Irene Rodrigues e Sara Anjo