Ana Irene Rodrigues | Sara Anjo | Gilberto Bernardes

Ana Irene Rodrigues nasceu na Venezuela, em 1986. Aos cinco anos foi viver para Portugal, ilha da Madeira.

Terminou em 2004 o Curso Profissional de Instrumento no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, sob orientação de Duarte Basílio. Integrado no Curso Profissional, realizou um estágio de um semestre na Escola Superior de Artes do Espectáculo do Porto, sob orientação dos professores de Saxofone: Henk van Twillert e Manuel Silva.

Realizou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Amesterdão, continuando sob orientação de Henk van Twillert e mais tarde sob a orientação de Arno Bornkamp. Durante a sua licenciatura, integrou ao longo de um semestre o programa ERASMUS em Milão, onde estudou sob orientação de Mario Marzi, no Conservatorio di Musica Giuseppi Verdi.

Durante o seu percurso trabalhou com artistas/pedagogos na área do saxofone: Claude Delangle, Vincent David, Jean-Dennis Michat, Jean-Ives Formeau, Nicolas Prost, Francisco Martinez, Gil Meijering, Tjako van Schie, para além dos já referidos Henk van Twillert , Arno Bornkamp e Mario Marzi.

No decorrer da sua carreira tem participado como intérprete, solista e líder, em diversos agrupamentos de música de câmara. Ainda na ilha da Madeira sob orientação de Duarte Basílio e de Aquilino Silva, integrou três projectos: Quarteto de Saxofones; Orquestra de Sopros e Big Band (2001/04). Em Amesterdão formou e liderou o quarteto de saxofones “HBQuartet” (2006/07) e com João Paulo Henriques o “DuoSensu” (2009/10), dueto de saxofone e guitarra, do qual resultou um trabalho gravado em cd. Com estes dois projectos realizou uma tourneé por várias cidades da Holanda, nomeadamente: Amesterdão, Maastricht, Spakenburg, Edam. Durante o seu ERASMUS em Milão, criou “DuoSpadari” (2008), com Justyna Jarzab ao piano. No âmbito do seu exame final de licenciatura criou um trio com violoncelo e piano (2010).

Com estes grupos, actuou em diversas salas de espectáculos europeias, das quais destaca: “Musiekgebouw” - Amsterdão, Teatro Helena Sá e Costa - Porto, Teatro Municipal Baltazar Dias Funchal – Funchal.
Participou em quatro sessões da “International Saxophone Week” em Amesterdão, duas das quais foi membro da organização.

Em 2011 criou um trio dedicado à música composta para violino, saxofone e piano, com Sandra Sá e Giancarlo Mongelli.

Actualmente vive na ilha da Madeira, onde lecciona saxofone no Conservatório de Música.