Ana Irene Rodrigues | Sara Anjo | Gilberto Bernardes

Gilberto Bernardes é um saxofonista e criador que dá especial atenção aos domínios dos média digitais e improvisação.

Actualmente desenvolve investigação no âmbito do seu projecto de doutoramento entre a Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia e a Universidade do Texas, na área de geração de música automática. Mestre pelo Conservatório de Amesterdão (Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten) e Bacharel pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto - IPP. Obteu igualmente o diploma de nível superior às disciplinas e saxofone e música de câmara. Estudou sob a orientação directa de Henk van Twillert, Pierric Leman, Jos Zwaanenburg, Carlos Guedes e Bruce Pennycook, para além de diversos músicos, professores e investigadores com quem frequentou masterclasses, destacando-se Pierre Boulez, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau e Daniel Deffayet.

Como saxofonista há que salientar a sua apresentação em alguns festivais de grande projecção como o Festival Internacional de Saxofone de Amesterdão, Gaudeamus Music Week (Holanda) e Festival Internacional da Póvoa do Varzim. Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian e Banda Sinfónica Portuguesa por diversas ocasiões.

É membro-fundador do Quarteto de Saxofones do Porto, do duo Blank Page e do Grupo de Música Contemporânea Oficina Musical.

É professor assistente de saxofone na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e professor de saxofone na Escola Profissional de Música de Espinho.


Gilberto Bernardes