Ana Irene Rodrigues | Sara Anjo | Gilberto Bernardes

Sara Anjo PT Funchal 1982

Sara nasceu na ilha da Madeira, perto de África e no "subúrbio extremo" da Europa. A sua experiência de estar longe de qualquer centro e de estar rodeada pelo mar e por um horizonte amplo, geraram-lhe um impulso para procurar outras realidades. Na adolescência foi viver para Lisboa e formou-se em dança pela Academia de Dança Contemporânea (2001). Logo a seguir estagiou na Companhia Nacional de Bailado, e sentiu-se completamente deslocada ao tentar ser uma bailarinahi-tech. Reagindo a esta experiência começou a praticar yoga, como uma forma mais completa e equilibrada de trabalhar o corpo. O yoga tornou-se a sua "dança" nos seguintes quatro anos. Ao mesmo tempo manteve-se a estudar artes e fez dois cursos teóricos: uma licenciatura de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras de Lisboa (2008) e uma pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica de Lisboa (2011). Conheceu e estudou com Anna Halprin, em 2010, uma das suas maiores inspirações no campo da dança.

Sara colaborou com coreógrafos portugueses e com artistas emergentes. Dessa experiência sublinha a sua colaboração desde 2009, com o Grupo Dançando com a Diferença (um grupo de dança inclusiva que trabalha com portadores de deficiência), onde contactou com os coreógrafos Clara Andermatt e Rui Horta. Relacionado com o seu trabalho na dança inclusiva foi editado, em 2010, pela Colibri um livro da sua autoria chamado Espontâneos.

Curiosa acerca do universo da coreografia e da criação, particularmente através das colaborações, Sara dirigiu um projecto de dança/performance Ninguém Sabia Contar Aquela História (2011), desenvolvido por 6 mulheres artistas. Em 2012 criou Paisagens Líquidas, um coreografia feita no Lavadouro Público de Carnide, em Lisboa. Em 2013 colaborou com o Teatro do Silêncio numa peça de dança e música para crianças, Procuram-se Pés de Bailarina. Desde 2011 que mantêm um colaboração com Ana Irene Rodrigues (saxofonista) num projecto de dança, música e partituras bordadas.

Este ano participou no curso Dança na Comunidade, do Fórum Dança, em Lisboa. Pouco depois empacotou metade da sua vida, a outra metade vendeu e tornou-se nómada. Participou no curso intensivo Porch, da Ponderosa em Stolzenhagen/Alemanha, onde conheceu e estudou com Stephanie Mayer, Kirstie Simson, Keith Henessey, Maria F. Scaroni and Diego Aguilló. Mergulhou no mundo da improvisação com Rosalind Crisp e Andrew Morrish. Actualmente está a participar no curso Smash, uma formação intensiva de performance física, em Berlim. Sara está também a preparar um projecto na África Ocidental com o viajante e escritor Carlos Carneiro.